A Falta de Respeito e Preparo dos Líderes de Hoje!

Por Gisele Cisotto

Recentemente o termo Liderança foi definido como a habilidade de influenciar, inspirar confiança e apoio entre as pessoas em busca dos mesmos objetivos. Para isso ter um bom relacionamento interpessoal é fundamental.

Para ser um bom líder não basta apenas ser confiante é preciso ser flexível, inovador, responsável, saber gerenciar conflitos, instigar atitudes positivas, ser dinâmico e eficiente. Isso não é tarefa fácil, a pressão é grande e é necessário usar de empatia, além de ser uma grande responsabilidade que requer muito empenho e dedicação.

O líder é avaliado a todo momento por seus superiores, colegas e colaboradores, por isso cuidar da sua imagem é fundamental. Ele deve ser imparcial e estar disposto a ouvir e esclarecer dúvidas, assim como orientar, voltar atrás em suas decisões se necessário, corrigir atitudes e ações sempre de forma profissional e respeitosa, mas a falta de educação e preparo de alguns profissionais, além do excesso de autoconfiança está criando uma geração de líderes mal educados e opressores. Gestores que não sabem ouvir ou dialogar, egocêntricos e que acreditam que liderança se conquista através do autoritarismo e da imposição de seus próprios ideias.

A falta de educação e respeito gera um ambiente hostil que desmotiva os funcionários e com isso as empresas perdem grandes profissionais que partem em busca de melhores condições de trabalho. Por isso é importante que as empresas avaliem o papel de seus líderes.

Saber dialogar e ser flexível não é uma tarefa para qualquer pessoa, mas são habilidades primordiais para um bom gestor, pois inflexibilidade apenas gera conflitos e impede o próprio crescimento profissional.

Por que é tão difícil para alguns líderes parabenizar o trabalho de seus colaboradores ou comemorar uma boa prática?

Não importa se a ação faz parte do escopo, se ela foi bem executada um simples parabéns faz toda diferença, pois motiva não apenas quem fez o trabalho, mas todos os funcionários que veem o reconhecimento partir do seu gestor. Afinal, quem não gosta de ter seu trabalho reconhecido?

Alguns líderes parecem ter o prazer de dar broncas ou corrigir seus funcionários em público. Essa é uma das atitudes que pode arruinar o bom desempenho de uma equipe.

A maioria das empresas tem um RH focado em projetos de gestão de pessoas, conselho de ética, falam sobre respeito e valores, então porque ainda não vemos isso no dia a dia e ainda temos tantos líderes despreparados atuando dentro de grandes empresas?

Às vezes faltam até mesmo simples gestos como: um sorriso no rosto, um bom dia, muito obrigada, por favor, e etc. Devemos ser educados indiferente de cargos, pois todos temos um papel fundamental dentro da corporação. O fato é: “Educação gera educação”, sendo essencial na vida de qualquer pessoa e deve ser usada dentro do ambiente de trabalho, principalmente por seus líderes, pois não adianta escrever sobre valores se os mesmos não são colocados em prática e as ações dizem mais do que palavras.

Colaboradores felizes e que sentem que são respeitados produzem mais, acreditam no valor do seu próprio trabalho e geram bons resultados. Além de criar um elo de confiança e orgulho pela empresa.

Então não seja apenas mais um gestor, seja um líder de sucesso, um exemplo de meritocracia a ser seguido pela sua equipe através de suas atitudes.

Diga não ao líder “opressor e autoritário”, pois um líder motivador e educado é capaz de criar sucessores e ser reconhecido pelo respeito e boas práticas.

 

Ramo de Negócios agradece Gisele Cisotto pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

4 Comment

  1. Sheikhrahman says: Reply

    Nice realistic article

    1. lindamar says: Reply

      Ser bom lider requer mais que ser educado. Precisa INSPIRAR – demostrar conhecimento e ensinar. Provar que suas atitudes geram resultados positivos.

      Deixar sua equipe confortavel pra interagir sem receio de ser censurada. E depois, seguir sua avaliação para juntos crescerem e evoluirem.
      Este é o verdadeiro LIDER.
      Formar e evoluir.
      Caso contrario a equipe regride e dispersa.
      Fracasso.

  2. Edison Roberto Miyada says: Reply

    A Educação de um líder é fundamental para que também seja respeitado, não pela sua hierarquia mas sim pela união e necessidade da equipe em atingir sucesso.

  3. Marcos Ferreira says: Reply

    Excelente artigo.

Leave a Reply