A importância de analisar o macro ambiente para definir sua estratégia empresarial

Por Alessandra Rodrigues

Em uma definição bem simples, estratégia é o caminho que você irá percorrer até alcançar o seu objetivo.

Para montar uma estratégia você deverá definir o seu ramo de negócio, estabelecer os princípios, definir sua missão, seu público-alvo, preço, produto, nicho, objetivos entre outros elementos.

Nesse processo é importante que seja realizado o diagnóstico situacional da empresa, fazer uma abordagem externa, que são fatores macroeconômicos e do ambiente de negócio, onde você vai pontuar as ameaças e as oportunidades, e dimensionar o seu mercado, identificando os fatores que geram valor para os clientes.

Macro Ambiente

A análise do macro ambiente é de fundamental importância na formação do plano estratégico de uma empresa e também como fonte de informação em relação à viabilidade ou não da implantação de uma atividade no setor econômico. Ao analisarmos o macro ambiente descobrimos possíveis tendências de crescimento ou ameaças que podem prejudicar o crescimento do negócio ou até mesmo levá-lo a falência. Muitos empreendedores se arriscam no mercado todos os dias por não analisarem as informações no macro, simplesmente analisam seus concorrentes diretos ou simplesmente acham que não possuem concorrentes.

Analisar o macro ambiente não significa que você estará livre dos riscos de um investimento no setor desejado, mas, pelo menos minimiza esses riscos e funciona também como sinalizador informando onde provavelmente devemos ter maior atenção. O presente artigo tem por objetivo mostrar a importância da análise do macro ambiente através das dimensões econômica, sociocultural, demográfica, tecnológica, governamental e ecológica.

Ao avaliarmos o macro ambiente através dessas seis dimensões conseguimos identificar tendências que geram oportunidades ou ameaças para a implantação de uma empresa no setor. A análise do macro ambiente juntamente com a análise da indústria por meio das forças competitivas, dá subsídios para a criação do plano estratégico da empresa.

Por fim, a análise do macro ambiente cria uma forma mais apurada de visão do mercado, pois amplia os horizontes e identifica tendências que podem passar despercebidas por aqueles que avaliam a implementação de um negócio observando somente o mercado local como referência. Ajuda no desenvolvimento do plano estratégico, pois fornece informações dos diversos setores que envolvem direta e indiretamente o negócio em questão.

Ambiente Externo: Análise Macroeconômica

Dimensão Econômica: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor, renda, evolução do PIB atual, inflação, política monetária e fiscal do Governo, desemprego, taxa de juros e tipos de câmbio.

Dimensão Governamental: As decisões são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade, podendo criar barreiras de entrada e saída em um mercado, jurisprudência, ou regulamentação de temas concretos.

Dimensão Ecológica: Inclui os recursos naturais que os profissionais usam como subsídios ou que afetam as suas atividades, como nível de degradação ambiental, preocupações sociais, zonas protegidas e legislações protetoras.

Dimensão Demográfica: É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande importância para os profissionais por que envolvem pessoas, estrutura da população, idade, movimentos migratórios, taxas de natalidade e mortalidade, e muitas vezes estão relacionados ao seu público alvo.

Dimensão Tecnológica: É talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. Infraestruturas, patentes e inovações, produtividade das indústrias. A pesquisa e o desenvolvimento são de extrema importância em uma empresa.

Dimensão Sociocultural: É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade.

Ambiente Externo: Análise Setorial

análise Setorial serve para analisar de forma detalhada o cenário econômico no qual as empresas estão inseridas e em plena atuação, ajudando o investidor a entender melhor a dinâmica da economia e seu impacto nas empresas, é uma importante ferramenta para completar seu conhecimento e auxiliar na tomada de decisão.

Essa avaliação de setores fornece informações aonde é possível identificar e avaliar os riscos e as oportunidades nos investimentos. As informações contidas nessas análises fornecem projeções importantes para o investidor poder montar a sua carteira com mais segurança.

Ambiente Interno

No ambiente interno são analisados os fatores intrínsecos à empresa, como o nível de qualificação dos profissionais, a capacidade financeira, o modelo de gestão, o processo decisório e as próprias características da companhia (conservadora, arrojada etc.), por isso a análise da ambiente interno implica imediatamente e especificamente na administração da organização.

A finalidade da análise do ambiente interno é colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa deverão ser determinados diante da sua atual posição produto-mercado. Essa análise deve tomar como perspectiva para comparação as outras empresas do seu setor de atuação, sejam elas concorrentes diretas ou apenas concorrentes potenciais.

Ponto forte: É a diferenciação conseguida pela empresa que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial (variável controlável).

Ponto fraco: É uma situação inadequada da empresa que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial (variável controlável).

Na realidade, além dos pontos fortes e fracos da empresa, devem-se considerar também os pontos neutros que são aqueles que, em determinado momento ou situação, não estão sendo considerados nem como qualidades nem como deficiências da empresa. Como o planejamento é um processo dinâmico, estes pontos neutros vão sendo enquadrados como pontos fortes ou pontos fracos ao longo do tempo.

Dentre os fatores que devemos levar em consideração para a definição do ambiente interno da empresa podemos citar os seguintes:

  • Aspectos organizacionais: rede de comunicação; estrutura da organização; registro dos sucessos; hierarquia de objetivos, política, procedimentos e regras; habilidade da equipe administrativa.
  • Aspectos do pessoal: relações trabalhistas; práticas de recrutamento; programas de treinamento; sistema de avaliação de desempenho; sistema de incentivos; rotatividade e absenteísmo.
  • Aspectos de marketing: segmentação do mercado, estratégia do produto, estratégia de preço, estratégia de promoção, estratégia de distribuição.
  • Aspectos de produção: layout das instalações da fabrica; pesquisa e desenvolvimento; uso de tecnologia; aquisição de matéria-prima; controle de estoques; uso de subcontratação.
  • Aspectos financeiros: liquidez; lucratividade; atividades; oportunidades de investimento.

Análise SWOT

A partir da análise dos ambientes externo e interno, a empresa pode confrontar as informações e cruzar oportunidades, ameaças, forças e fraquezas. Esse procedimento é conhecido como “análise SWOT”. “A SWOT é fundamental para o planejamento estratégico. Ela finaliza o processo analítico e inicia a parte estratégica. Esse método oferece uma visão muito clara do mercado e também a possibilidade de realizar interferências nele.

post_estrategia_analise_swot

 

Sites consultados

http://www.renatrader.com.br/analisar/analise-setorial

http://www.strategia.com.br/Alunos/2000-2/Analise_Ambiente/Ambiente%20Interno.html

https://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/31044/o-macroambiente

http://negocios.umcomo.com.br/artigo/o-que-e-o-macroambiente-de-uma-empresa-11881.html

 

Ramo de Negócios agradece Alessandra Rodrigues pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

Leave a Reply