A importância do feedback para atingir bons resultados

Por Gisele Cisotto

Disseminar valores, conhecimento e orientar os colaboradores, esse é o papel do líder?

Sim, mas muito mais do que isso é garantir uma boa comunicação dentro do grupo para atingir as metas e entregar bons resultados.

Orientar os integrantes para que os processos sejam bem executados de acordo com o estabelecido pela empresa não é tarefa fácil, pois não pode haver ruídos na comunicação, e para isso o feedback é uma ferramenta fundamental dentro do processo.

Segundo o site www.significados.com.br a definição de feedback é:

“Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento. O termo é utilizado em áreas como Administração de Empresas, Psicologia ou Engenharia Elétrica. Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação. feedback é também descrito como retroação ou devolutiva, uma vertente da comunicação e pode servir para minimizar conflitos ou ruídos dentro de um processo ou diretriz”.

Dentro das empresas os feedbacks devem ser aplicados não apenas quando algo sai errado, mas também quando o processo é bem executado, e assim mostrar à equipe os bons resultados através de ações assertivas, com organização e boa comunicação.

Para o colaborador é muito importante saber se ele está desempenhando ou executando suas tarefas e responsabilidades de maneira correta, e assim ter conhecimento de como suas entregas estão sendo avaliadas pelo seu líder. Para isso o gestor tem a oportunidade de utilizar o feedback como ferramenta para informar os resultados das ações realizadas, seus pontos fortes, fracos e as oportunidades de melhorias, além de compartilhar ideias com seus liderados.

O feedback deve ser elaborado de forma objetiva, com o intuito de informar e orientar os integrantes sobre os resultados e de como melhorar as ações propostas como um todo. Um bom feedback é construtivo e não punitivo, e deve ser assertivo e capaz de motivar os integrantes.

Os feedbacks devem mostrar a importância do trabalho de cada um dentro grupo, ser um ponto de referência de como agir e como não agir dentro do processo, afinal a empresa é uma engrenagem onde todos fazem parte. Por isso os briefings e de-briefings diários devem ser utilizados como canais para aplicar os feedbacks, que em relação a operação não precisa ser individual.

O foco não é apenas a gestão de pessoas ou processos, mas contribuir para uma comunicação assertiva que garanta as entregas com qualidade, afinal para os investidores o importante é atingir as metas e aumentar a receita, e o papel de um bom líder é garantir essas entregas através de bons resultados. Essa é a cadeia para manter os empregos, focando em ferramentas que auxiliem em uma boa comunicação para alcançar resultados realmente eficientes.

 

Ramo de Negócios agradece Gisele Cisotto pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

1 Comment

  1. Meire says: Reply

    Ótima matéria, dinâmica, assertiva, resumida e bem explicada !
    Parabéns !!

Leave a Reply