A Importância do Inglês em Vendas!

Para ter sucesso em vendas é indispensável ter eficiência na comunicação. Algumas competências devem fazer parte de sua comunicação com os clientes, são elas: retórica, entusiasmo, empatia e resiliência.

A retórica, ou a arte de falar bem, é uma habilidade que torna seu discurso compreensível e atrativo, através do uso correto das palavras e entonações. O entusiasmo é essencial para manter seu cliente interessado em sua proposta, e para que você entenda suas necessidades é preciso dispor de empatia.

O desenvolvimento de uma boa comunicação em vendas é o que torna o profissional da área um destaque, uma referência. Muitos de nós já ouvimos ou dissemos sobre alguém que sabe falar muito bem em público, e que esta pessoa é um “bom vendedor”. Há pessoas que não possuem formação acadêmica, cursos de qualificação, e são profissionais de sucesso em vendas por serem excelentes comunicadores.

Contudo, o que deve ser observado é a necessidade de atender clientes que se comuniquem em outros idiomas. Atualmente o Brasil está sediando as Olimpíadas, e é notável que todas as empresas estão investindo em qualificação de seus empregados, para que seja possível atender os estrangeiros.

O inglês é o idioma mais utilizado no mundo, logo se torna indispensável para atender as demandas comerciais internacionais.

Um levantamento realizado pela Catho Online em 2011 apontou que os profissionais fluentes em inglês recebem em média 18% a mais que os profissionais que falam somente em português. Certamente após 5 anos este percentual aumentou vertiginosamente, após os eventos mundiais ocorridos no Brasil e a chegada de novos players do mercado.

“Estas informações constatam a realidade do mercado. A globalização torna necessário, cada vez mais, o domínio de outras línguas. Saber falar inglês e espanhol é vantagem competitiva e se traduz, também, em maior ganho financeiro”, explica o diretor da Pesquisa Salarial da Catho Online, Marco Soraggi.

No caso dos profissionais autônomos e empreendedores, a fluência em inglês também é indispensável. Na área de cosméticos, por exemplo, há muitos produtos, serviços e procedimentos com termos em inglês, que se não forem pronunciados corretamente há perda de credibilidade no discurso de venda.

Muitas escolas de inglês oferecem cursos específicos para profissionais em vendas, vale o investimento para quem deseja qualificar-se e ampliar seus conhecimentos em curto prazo, de maneira personalizada para sua necessidade profissional.

Há diversos outros benefícios para quem conquista a fluência em inglês: ele promove maior interação social no contexto multicultural, torna possível a compreensão de conteúdos

 

bibliográficos exclusivos em inglês, a biblioteca virtual, por exemplo, é imensamente maior se acessada em inglês.

O mundo é consideravelmente maior para quem tem menos barreiras de comunicação, vale a reflexão!

 

Ramo de Negócios agradece Talita Castro pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

Leave a Reply