A importância do Plano de Marketing!

As empresas que são bem sucedidos em marketing, invariavelmente começaram com um Plano de Marketing. As grandes empresas têm planos com centenas de páginas; as pequenas empresas podem ter o seu plano com uma meia dúzia de folhas. Coloque seu plano de marketing em um fichário. Consulte-o pelo menos trimestralmente, ou melhor ainda mensalmente. Deixe um guia para a elaboração de relatórios mensais sobre vendas / fabricação; isso permitirá que você acompanhe o desempenho e siga o plano.

O plano deve abranger um ano. Para as pequenas empresas, esta é a melhor maneira de pensar em marketing. As coisas mudam, as pessoas saem, os mercados evoluem, os clientes vêm e vão. Mais tarde, sugerimos a criação de uma seção de seu plano que aborda o futuro a médio prazo – dois a quatro anos de estrada. Mas a maior parte do seu plano deve concentrar-se no próximo ano.

Caixa Leve

Você deve permitir-se alguns meses para escrever o plano, mesmo que seja apenas algumas páginas. Desenvolvimento do plano é o “trabalho pesado” do marketing. Durante a execução do plano o grande desafio é decidir o que fazer e como fazer para uma melhor comercialização. A maioria dos planos de marketing começam com o primeiro dia do ano ou com a abertura de seu ano fiscal.

Quem deve ver o seu plano? Todos os funcionários da empresa. As empresas normalmente mantêm seus planos de marketing muito, mas muito privado por uma de duas razões muito diferentes: Ou eles são muito reduzidos e a gestão tem vergonha de apresenta-lo, ou eles são sólidos e repleto de informações complexas – o que os tornaria extremamente valiosa para a competição.

Você não pode fazer um plano de marketing sem precisar de muitas pessoas envolvidas. Não importa o seu tamanho, é necessário obter feedback de todas as partes da sua empresa: finanças, manufatura, RH, fornecimento e assim por diante. Suas pessoas-chave podem fornecer dados realistas sobre o que é viável e como seus objetivos podem ser alcançados, e eles podem compartilhar insights que têm sobre qualquer potencial, agregando uma nova dimensão ao seu plano.

Qual é a relação entre o seu plano de marketing e seu plano de negócios? Seu plano de negócios mostra sobre o que seu negócio é – o que fazer e não fazer, e quais são seus objetivos finais. Ela engloba mais de comercialização; ele pode incluir discussões sobre locais, pessoal, financiamento, alianças estratégicas e assim por diante. Seu plano de negócios é a Constituição do seu negócio: Se você quiser fazer algo que é fora do plano de negócios, você precisa mudar de ideia ou alterar o plano. plano de negócios da sua empresa fornece o ambiente em que seu plano de marketing deve florescer. Os dois documentos devem ser consistentes.

Os benefícios de um Plano de Marketing

Seu plano de marketing reagrupa a sua tropa. Você quer que eles se sintam confiantes de que o capitão do navio tem as cartas na mão, sabe como executar o navio, e tem um porto de destino em mente. As empresas muitas vezes subestimam o impacto de um “plano de marketing”. Se você quer que seus funcionários se sintam comprometidos com a sua empresa, é importante compartilhar com eles a sua visão de onde a empresa é dirigida. As pessoas nem sempre entendem projeções financeiras, mas eles podem ficar animados sobre um plano de marketing bem escrito e bem pensado.

Nós todos sabemos que os planos são imperfeitos. Como você pode saber o que vai acontecer em 12 meses ou cinco anos a partir de agora? Montar um plano de marketing não é um exercício de futilidade. . . um desperdício de tempo? Sim, possivelmente, mas apenas no sentido mais estrito. Se você não planejar, você está condenado, e um plano impreciso é muito melhor do que nenhum plano. Para ficar com a nossa analogia de “capitão do mar”, é melhor estar 5 ou 10 graus fora do seu porto de destino do que não ter nenhum destino em mente.

Para montar um plano de marketing genuíno, você tem que avaliar a sua empresa de cima para baixo e certificar-se todas as peças estão trabalhando juntos da melhor maneira. O que você quer fazer com esta empresa no ano que vem? Considerá-lo uma lista de coisas a fazer em grande escala. Ele atribui tarefas específicas para o ano.

Os relatórios financeiros são a alma de qualquer negócio, não importa o tamanho. Ele não deve ser diferente com o marketing. O documento escrito estabelece o seu plano de jogo. Se as pessoas saem, se novas pessoas chegam, se eventos trazem pressão para alterar os dados conhecidos, a informação no plano de marketing escrito permanece intacta para lembrá-lo do que seria acordado.

No tumulto diário de negócios competitivos, é difícil voltar sua atenção para uma visão global. Você precisa ter tempo periodicamente para realmente pensar sobre o seu negócio. Escrevendo seu plano de marketing é o melhor momento para fazer esse pensamento de alto nível.

Idealmente, depois de escrever planos de marketing por alguns anos, você pode sentar e avaliar uma série deles, ano após ano, e verificar o andamento de sua empresa. Claro que, às vezes isso é difícil de fazer, mas pode fornecer uma visão objetiva incomparável do que você está fazendo com a sua vida empresarial ao longo de vários anos.

 

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

Salvar

Salvar

1 Comment

  1. […] A importância do Plano de Marketing! […]

Leave a Reply