A influência das cores no ambiente de trabalho!

Por Caroliny Tartarelli

As pessoas são muito influenciadas pelas cores, no ambiente de trabalho elas podem ajudar ou atrapalhar, elas influenciam desde os batimentos cardíacos, como o vermelho, como podem acalmar e trazer seriedade, como o azul. Além de pensarmos no projeto espacial do escritório, na ergonomia dos móveis, na iluminação, jamais deveremos esquecer as cores. Elas podem influenciar no desempenho e bem estar dos funcionários e de seus clientes.

coresAs cores influenciam no espaço e como as pessoas o percebem, cores quentes dão a impressão de espaço menor e aproximam objetos, já as frias afastam e imprimem um ambiente maior, inclusive já foi comprovado que em ambientes de cores quentes, como o vermelho e o laranja, a sensação do tempo é menor do que em ambientes de cores frias.

Separei algumas cores e sensações que elas provocam:

Verde: Calma e tranquilidade, muito utilizado em hospitais e consultórios médicos, cuidado para não utilizar o verde escuro, pois pode trazer a sensação de depressão, o que não é aconselhável.

cor_verde

Amarelo: Cor quente e alegre, pode ser utilizado em ambientes onde exige maior concentração, entretanto, deve ser utilizado em pontos específicos, em alguns detalhes, pois pode se tornar cansativo e angustiante.

cor_amarelo

Azul: É uma cor que consegue trazer energia, e ainda assim sugerir calma e seriedade ao ambiente. Ótimo para salas de reunião, é importante que o tom não seja muito escuro e também utilizado apenas em uma parede ou detalhes.

cor_azul

Branco: passa a sensação de amplitude, sofisticação e estimula a criatividade, mas tudo muito branco torna o ambiente monóyono, por isso se utilizar todas as paredes brancas, invista em objetos coloridos.

cor_branco

Vermelho: se utilizado com cautela, pode deixar o ambiente dinâmico e animado, mas nunca em excesso, pode causar estresse, por isso não é recomendado em salas de reunião.

cor_vermelho

Violeta: Utilizado em pontos específicos, atua diretamente no coração, pulmão e auxilia com problemas na coluna. Estimula a criatividade e faz com que as pessoas fiquem mais calmas. Mas não vá pintar tudo de roxo, senão o efeito é contrário.

cor_violeta

 

Ramo de Negócios agradece Caroliny Tartarelli pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

Leave a Reply