A Internet e o Mercado de Trabalho!

Por Gisele Cisotto

Com o desemprego em alta uma boa oportunidade é investir em cursos na área de comunicação voltados para mídia digital e as profissões que surgem com ela.

A cada dia que passa as pessoas têm menos tempo para executarem suas atividades cotidianas e se tornam mais dependentes das facilidades proporcionadas pela rede virtual. Com isso as empresas investem cada vez mais na internet como um dos principais canais de comunicação.

Com os Smartphones e tablets, o acesso à Internet se tornou muito mais fácil, sendo possível utilizar a rede para executar diferentes atividades, como: estudar, fazer compras, efetuar operações bancárias com segurança, conversar com amigos e etc., isso tudo a qualquer hora e em qualquer lugar. Com todos esses serviços disponíveis na rede os hábitos de consumo de mídia estão mudando. Um exemplo dessas mudanças é a queda no número de assinaturas de revistas e jornais impressos a tal ponto que as pessoas questionam se a mídia impressa irá sobreviver, enquanto as assinaturas de jornais e revistas pela Internet aumentam a cada dia.

Esse comportamento não é apenas pelo fato do público ter acesso as informações de forma rápida e prática, mas também porque as notícias para esse veículo de comunicação são escritas de uma maneira mais objetiva e sucinta, otimizando o tempo das pessoas.

Outro exemplo dessas mudanças são os cursos online, uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, pois além da praticidade, eles têm menor custo do que os cursos presenciais. Hoje é possível encontrar disponíveis na rede inúmeras opções de cursos, desde culinária, Idiomas até mestrados.

Essas tendências fazem com que as empresas inovem na forma de se comunicar, utilizando as mídias sociais, assim como: blogs, sites interativos e aplicativos como ferramentas para melhorar a comunicação e visibilidade de seus produtos e serviços. Mas para atingir bons resultados as empresas precisam buscam no mercado profissionais qualificados e com habilidade para trabalhar na área e com isso surgem as novas oportunidades de carreira. Hoje por exemplo, existe no mercado profissões específicas voltadas para a mídia digital. Segue abaixo algumas das profissões voltadas a área da comunicação na era digital:

ARQUITETO DA INFORMAÇÃO – Desenvolve o projeto de um website. É responsável pela definição e os objetivos do site, além de toda organização do conteúdo e navegação. Recebe as informações do cliente, realiza todo o projeto que posteriormente será desenvolvido pela equipe de Web-designer, Web developer e Copywriter.

ANALISTA DE MÍDIA ONLINE – Atua com análise de dados e estratégias digitais, planejamento de mídia e análise de informações, desenvolve as recomendações para o cliente. Acompanha o desempenho e realiza campanhas de links patrocinados para redes sociais e e-commerce com foco nos resultados.

ANALISTA DE ANÚNCIOS EM LINKS PATROCINADOS – Trabalha com os links patrocinados, exemplo: Google, Yahoo, Busca Uol, entre outros. Defini as palavras-chaves mais apropriadas que gerem resultados de busca favoráveis para a empresa, elabora o texto dos anúncios, define as melhores estratégias que deverão ser executadas e acompanha o desempenho dos anúncios produzidos.

BLOGGER PROFISSIONAL – Administra a publicação de conteúdo e a manutenção de um blog.

CONSULTOR EM ECOMMERCE – Analisa o posicionamento da empresa na Web, recomenda ações de direcionamento em relação aos objetivos, metas e prazos da empresa e orienta a implantação das ações propostas. Tem que conhecer bem as plataformas utilizadas na área.

COPYWRITER – Utiliza a escrita para realizar a promoção de uma ideia, uma pessoa ou um produto. É um Redator Publicitário, mas voltado as particularidades da Internet e seus recursos de mídia.

ESPECIALISTA EM REDES SOCIAIS – Um profissional que monitora as diversas redes sociais existentes. A função dele é estar atento ao que se fala sobre uma empresa seja positivo ou negativo e assim planejar e executar ações que causem impacto positivo para a empresa.

GERENTE DE ECOMMERCE – Gerencia o canal de comercialização; planeja e executa as ações administrativas e mercadológicas voltada a Internet, além de acompanhar o desempenho das vendas de lojas virtuais e as ações de marketing da equipe.

WEBWRITER – O Webwriter escreve o texto jornalístico baseado em dados, é responsável pelo conteúdo publicado e deve utilizar uma linguagem própria para Internet (mais objetiva e sucinta).

WEB DESIGNER – Elabora o projeto estético e funcional do website.

PROFISSIONAL DE SUPORTE – Auxilia o internauta de uma loja virtual a executar o que precisa dentro do site e esclarece dúvidas.

DESENVOLVEDOR WEB – Executa a construção e manutenção do site, deve ter bom conhecimento em linguagens de programação. Responsável por elaborar a construção do site junto com o Web designer.

Resumindo, com a invasão das redes sociais, o avanço tecnológico e as facilidades proporcionadas pela Internet, o mercado virtual cresce cada vez mais e proporciona novas oportunidades de carreira, mas para aproveitar essas oportunidades, o profissional de comunicação deve estar atento as tendências do mercado e nas mudanças dos hábitos de consumo e assim investir em cursos específicos, pois as mudanças na área de comunicação crescem na mesma velocidade em que a tecnologia avança e um bom profissional deve estar sempre preparado para as novidades do mercado.

 

Ramo de Negócios agradece Gisele Cisotto pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

4 Comment

  1. Cleber says: Reply

    Excelente artigo! Parabéns pelo trabalho!

  2. Edison Miyada says: Reply

    Meus parabéns pelo trabalho perfeito.

  3. Rodrigo says: Reply

    Muito bom o texto, gostei bastante. Parabéns.

  4. Very quickly this website will be famous among all blogging people, due to it’s fastidious articles or reviews.

Leave a Reply