Como Otimizar Espaços no Escritório!

Por Caroliny Tartarelli

otimizar_um

Um dos maiores desafios da Arquitetura Corporativa, é aproveitar os espaços das empresas e escritórios, de modo a otimizar a sua utilização tanto para funcionários quanto para clientes. Principalmente em espaços pequenos, o bom planejamento é fundamental para manter a organização de papéis, documentos e equipamentos. A falta de organização poderá bloquear a criatividade e aumentar a chance de perder-se no meio do caminho.

É possível ter um ambiente agradável mesmo quando o metro quadrado é reduzido, para isso é preciso recorrer às estratégias de um bom arquiteto ou designer de interiores, e a ambientação voltada ao universo empresarial. O que deve sempre ter em mente é a funcionalidade, não adianta empregar recursos esteticamente agradáveis, se a usabilidade do local de trabalho se tornam pouco práticos, claro que não se deve abrir mão de uma decoração bem feita, tem de ser tudo muito bem casado.

É preciso recorrer a um mobiliário de qualidade, equipado com gavetas e compartimentos que permitam esconder e guardar materiais de fácil dispersão, sendo móveis projetados sob medida. Fios de computadores e eletrônicos devem ser escondidos, quando a mesa não for adaptada para escritório, é necessário fazer um furo para passar os fios.

otimizar_dois

Armários embutidos, prateleiras suspensas e armários e arquivos deslizantes, ajudam a aproveitar melhor os espaços, além de estilizar o ambiente, e nunca se esquecer da ergonomia. Usar como divisórias, estantes ou armários para funcionários guardarem seus objetos, ao invés de levá-los todos os dias para casa, como lap tops, documentos, ou objetos pessoais. Nas empresas mais modernas, como a Google, esse tipo de armário é chamado de locker, faz parte da vida dos funcionários e até de clientes em visita á empresa, onde não é preciso deixar nada jogado ou fora do lugar, além de ser seguro.

otimizar_tres

As cores também são importantes, como publiquei no post anterior sobre as Cores no Ambiente Corporativo, lembrando que cores claras tendem a ampliar os ambientes. As divisórias de vidro ou acrílico também ajudam a tornar o ambiente mais claro e iluminado, aliás a iluminação é um ponto muito importante de artifício.

otimizar_quatro

Focos diferentes de luz devem ser utilizados com o intuito de manter o escritório vívido e ampliado. Quanto melhor for a iluminação, melhor será a sensação de conforto. Plantas, vasos, quadros e outros ornamentos devem ser muito bem pensados para não poluir o ambiente.

A decoração corporativa está aí para ajudar e auxiliar os seus negócios, encontrando saídas inteligentes e adequadas para sua empresa.

 

Ramo de Negócios agradece Caroliny Tartarelli pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

Salvar

Salvar

Leave a Reply