Comunicação em Projetos

Por Luana Lopes

  1. Introdução

Uma das áreas do conhecimento mais importante para gestão do projeto é o gerenciamento da comunicação. Este gerenciamento envolve as atividades de geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destino final das informações inerentes ao projeto de uma maneira oportuna e adequada.

As ligações críticas entre as pessoas e informações de um projeto são fornecidas pelo gerenciamento das comunicações com foco no bom andamento do projeto, tornando-o bem sucedido. [1]

O conhecimento de como ocorre o processo de comunicação no projeto foi padronizado pelo PMI, Project Management Institute, através do PMBOK, Project Management Body of Knowledge.

Algumas empresas já possuem ou contratam um PMO, Project Management Office, Escritório de Projetos, para que com ferramentas adequadas possam fazer a gestão da informação do projeto.

  1. Objetivo

O estudo da comunicação em projetos tem como objetivo entender qual a melhor maneira de gerenciar as informações, dependendo da característica de cada projeto, para que se possa realizar tarefas e cumprir os objetivos estabelecidos por esses projetos.

  1. Resultados

Por meio dos conhecimentos da gestão da comunicação de projeto podemos analisar três aspectos básicos que devem ser observados para a implantação do plano de comunicação: saber o objetivo da comunicação do projeto, quais as ferramentas que serão utilizadas no processo de comunicação e qual a freqüência das atividades formais da comunicação que está associada com a EAP, Estrutura Analítica do Projeto.

Os processos de gerenciamento das informações do projeto incluem o planejamento das comunicações, a distribuição das informações, a coleta e distribuição das informações por meio de relatórios de desempenho e o gerenciamento das informações para satisfazer os requisitos das partes interessadas. [2]

  1. Conclusão

Ainda que uma comunicação eficaz seja chave para o sucesso de um projeto, atividades formais de comunicação representam consumo de tempo e esforço pessoal. Deve-se considerar, na estratégia e no plano de comunicação, o cronograma, restrições de recursos e a carga administrativa global incidente sobre as partes interessadas do projeto.

comunicacao_um

Fases do projeto Planejamento Execução Controle e Monitoramento
Processos Planejamento
das comunicações
Distribuição
das informações
Relatório
de Desempenho
Gerenciamento
das informações
das partes interessadas

 

  1. Referências Bibliográficas

[1] Project Management Institute, Um Guia do

Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de

Projetos (PMBOK), 3ª Ed., 2004.

[2] L. E. Chaves, et al. Gerenciamento da Comunicação

em Projetos, FGV, 1ª Ed, 2006.

     Agradecimentos

À Faculdade de Tecnologia de São Paulo pela realização do XI Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica.

 

Ramo de Negócios agradece Luana Lopes pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Leave a Reply