Endomarketing – Ferramenta de Gestão

Por Alessandra Rodrigues

O endomarketing é uma ferramenta estratégica da área de administração, ao contrário do que muitos pensam, não é uma ferramenta de marketing. Na verdade o endomarketing utiliza algumas técnicas do marketing aplicadas ao cliente interno, ele une as duas áreas da administração, recursos humanos (pessoas) e marketing (comunicação), pois esse é o objetivo principal da ferramenta de gestão, alinhar uma boa comunicação com seu cliente interno a fim de atingir maior eficiência.

Podemos considerar que o endomarketing é o marketing voltado para o interior da organização, com foco no cliente interno, sendo assim seu significado é claro, porem o seu conceito é um pouco mais amplo.

O termo endomarketing foi definido pelo autor e consultor (e brasileiro!!!), Saul Bekin, que em 1995 escreveu o livro “Conversando sobre endomarketing”, onde ele discute sobre a teoria do marketing interno das organizações de Philip Kotler no livro “Administração de marketing”. Bekin cita sobre os conceitos de Kotler, mas defini o endomarketing com um foco maior nas pessoas, segundo Bekin “a principal função do endomarketing é atrair e reter o cliente interno, com a função de obter resultados positivos para a empresa”.

Endomarketing e Marketing Interno possuem o mesmo público-alvo, o cliente interno, e por isso os dois geralmente são confundidos, porem alguns objetivos e práticas são distintas. Vejamos as diferenças:

Endomarketing

O endomarketing é basicamente o marketing voltado ao funcionário da empresa. O objetivo é vender seu produto/serviço ao seu funcionário, por que esse ato é tão importante quanto vender ao seu cliente externo, você torna o funcionário o seu aliado nos negócios e estabelece uma ligação entre o funcionário, o produto e o cliente final.

Como eu havia citado no artigo anterior a esse (Conquistando o cliente interno para ganhar o cliente externo), é importante que o funcionário se sinta parte importante do processo, que ele conheça sobre os produtos e serviços prestados pela empresa, e principalmente, que ele compre esses produtos. O funcionário funciona como divulgador ativo da marca da empresa, e com certeza ele irá vender muito melhor um produto que ele conhece e acredita, e o endomarketing tem esse foco, é fazer o funcionário vestir a camisa da empresa MESMO!

E o sentimento que o endomarketing visa fomentar no cliente interno, de que ele gera resultados significativos e que ele representa uma marca de qualidade e inovação no mercado, faz com que ele se sinta mais conectado aos objetivos da empresa e mais comprometido, gerando maior eficiência e consequentemente resultados positivos em relação às vendas.

Marketing Interno

O marketing interno por sua vez preza pelo relacionamento interpessoal interno da organização, é uma ferramenta de comunicação muito importante que visa melhorar todo o fluxo de informação da empresa, disseminar a cultura organizacional e promover maior interação entres os funcionários e seus lideres. O preceito básico do marketing interno é informar os funcionários sobre a missão, visão, valores, objetivos e metas estabelecidos pela empresa, para que todos possam trabalhar com sinergia.

Apesar das diferenças entre o Endomarketing e o Marketing Interno, ambos possuem alguns objetivos em comum, que são: aumentar a lucratividade e se expandir no mercado.

A comunicação interna já ganhou sua importância dentro das organizações e hoje é analisada como forma estratégica para alavancar as vendas, e um dos benefícios que o endomarketing visa oferecer é a retenção de talentos, e a cada membro novo inserido dentro de uma equipe, as personalidades específicas de cada um geram mudanças internas, e nesse momento é que o marketing interno age como maneira a informar, sensibilizar e melhorar o desempenho de sua equipe. Por isso Endomarketing e Marketing Interno não são ferramentas que se anulam, e sim ferramentas que se complementam.

Benefício do Endomarketing

Com as constantes mudanças no cenário empresarial, é preciso utilizar o conceito do endomarketing e adaptar aplicando na sua empresa conforme a sua realidade. Existem alguns benefícios que a aplicação do endomarketing pode oferecer, e entre eles estão:

  • Retenção de talentos;
  • Motivação do cliente interno (funcionário);
  • Aumento das vendas;
  • Aumento da lucratividade;
  • Sintonia entre os valores e objetivo da empresa e do funcionário;
  • Consciência sobre o trabalho desenvolvido;
  • Melhoria na comunicação interna;
  • Agilidade no fluxo de informações.

Dica

Existe um aplicativo chamado Tiny Pulse, que permite que funcionários façam uma avaliação da empresa de forma anônima, além de ser um aplicativo que te mostra de maneira rápida como está o nível de satisfação ou insatisfação dos funcionários, ele também envia pesquisas semanais, e depois o programa elabora gráficos com os resultados, onde os gestores podem acompanhar a situação semanalmente.

Sabemos que funcionário satisfeito produz mais e permanece na empresa, enquanto funcionários insatisfeitos não produzem bem e podem te surpreender com um pedido de demissão caso você não esteja ciente do clima organizacional que se criou no ambiente interno de trabalho.

A tecnologia está ao nosso favor e aplicativos como esse, podem ser de grande auxilio para você analisar e implantar as ações estratégicas necessárias.

No contexto onde existe alto índice de insatisfação, o endomarketing se torna uma ferramenta fundamental para mudar esse cenário e alavancar suas vendas através da eficiência, é uma ferramenta de gestão muito importante para desenvolver estratégias e melhorar a comunicação interna.

 

Ramo de Negócios agradece Alessandra Rodrigues pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

Leave a Reply