Entendendo o que é Marketing

Para ter uma empresa precisamos, no mínimo, ter o conhecimento do nosso ramo de negócio.

Só que a questão é que o objetivo principal de qualquer empresa não está nela mesma, mas em atender as necessidades de um público.

É preciso criar caminhos que façam com que cada vez mais consumidores possam eleger a sua marca dentre todas as outras disponíveis no mercado, que fortaleçam a ideia de que o que você oferece é, de fato, melhor para o cliente.

E não apenas em um momento isolado, mas sempre.

A questão está em criar sólidas bases para a sua marca que favoreçam essa predileção.

Uma boa maneira de começar é pensando nos 4 pilares do marketing: produto, público, praça e preço.

  • Caixa LeveO produto ou serviço deve ser pensado em relação ao que já oferecido no mercado, os diferenciais e o que o torna melhor – e mais atraente – do que o da concorrência ;
  • O processo de venda também deve incluir, obrigatoriamente, um público.
    É preciso saber quem são as pessoas interessadas no que a sua empresa tem a oferecer, quais as questões que elas desejam e precisam resolver a partir da compra.
  • A praça compreende o formato de distribuição, ou seja, os canais pelos quais o público pode adquirir o produto, entre pontos-de-venda físicos e virtuais.
  • E, finalmente, é preciso definir um preço competitivo e acessível para o público estabelecido.

É preciso fazer um desenho que leve em consideração a importância de cada um dos pontos acima, tanto separadamente quanto em conjunto, para a sua empresa alcançar e manter o sucesso.

Ou seja, analisar o marketing para agregar cada vez mais valor para a marca, conquistando uma fatia cada vez maior de mercado.

O marketing é uma parte da estratégia

A análise de marketing começa muito antes de pensarmos em como fazer uma propaganda persuasiva.

O marketing define quem é a empresa, quem é seu cliente, quais os diferenciais dos produtos/serviços, etc.

É a partir desse conjunto que será possível definir propagandas que transmitam com a maior exatidão possível a sua mensagem de marketing.

Como parte de qualquer boa estratégia, o marketing exige a definição de objetivos a curto, médio e longo prazo, a priorização de ações e a definição de indicadores de sucesso.

Isso significa pensar de forma realista, traçando metas que sejam possíveis dentro do prazo, realidade da empresa e do mercado e a partir dos investimentos realizados.

 

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

Salvar

Leave a Reply