Entendendo o que é Propaganda

Vamos abordar quais são as diferenças entre propaganda e marketing

Falamos acima sobre persuadir o cliente, transmitir mensagens de marketing que o ajudem a se decidir pela sua marca, seus produtos e serviços.

A propaganda entra em cena nesse momento, utilizando diversos canais de comunicação, sendo eles, físicos e virtuais, para difundir publicamente cada mensagem da forma mais atraente possível.

Propaganda não é meramente informativa, ela não é jornalística, embora também tenha compromisso com a verdade.

A questão aqui é buscar convencer a pessoa que lê o flyer, vê o comercial, a ficar, no mínimo, curiosa o suficiente para dar uma chance à sua marca na próxima vez que precisa de um determinado produto.

É por isso que a escolha de cada item que compõe a propaganda é tão essencial: dos atores, à arte e aos meios.

Porque ela acaba sendo o seu cartão de visitas.

A propaganda é uma parte do marketing

Caixa Leve

Depois que você entendeu profundamente quais são as demandas do seu cliente e como você irá satisfazê-las, existe uma questão um pouco complicada: seu cliente ainda não sabe que você existe.

Com tantas marcas, tantas informações, seu cliente precisa não apenas estar diante da sua marca, mas reconhecê-la, identificá-la.

Somente assim ele poderá se dar conta da sua presença e estabelecer uma relação de confiança em grau suficiente para efetuar a compra.

Tanto o marketing como a propaganda têm um denominador comum: o foco no cliente.

Todos os esforços são voltados para mostrar e fortalecer as funcionalidades do que é oferecido.

Podem existir duzentas marcas de shampoo anticaspa no mercado, mas é preciso se concentrar em apresentar o que o torna melhor, seja na formulação, no tempo para a obtenção dos resultados, o preço em relação à concorrência, a escolha dos ingredientes, a preocupação com o meio ambiente…

É a partir desse conjunto de características que você dará as bases para que o público possa se decidir pelo que é melhor para ele.

Ganha quem for o melhor.

Para fazer boas vendas, a percepção da sua empresa na cabeça do cliente precisa passar de “Quem é você?” pra “Gostei muito da compra que fiz e estou te recomendando para meus amigos!”.

Experimente até achar os melhores canais de divulgação

Existem duas coisas sensacionais sobre a propaganda:

  1. Você nunca terá certeza absoluta se ela irá alcançar os objetivos do plano de marketing.
  2. O que funciona para uma empresa não necessariamente funcionará para outras.

Com essas duas premissas em mente, você precisa ter consciência de que para ser líder do seu mercado é preciso interagir o máximo possível com as pessoas (clientes, fornecedores, parceiros, formadores de opinião do setor, etc.) para ter um conhecimento cada vez maior sobre a sua área de atuação e o seu posicionamento de mercado.

E testar diferentes formas de propaganda.

Conforme você ganha conhecimento sobre o que funciona e o que não funciona, a probabilidade de acertos aumenta muito.

Seja um verdadeiro cientista: elabore hipóteses (plano de marketing), faça testes dos diferentes meios de se comunicar com o cliente (propaganda) e revise sua estratégia a partir dos resultados obtidos.

 

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

Salvar

Salvar

Salvar

Leave a Reply