Essencialidade do planejamento tributário no início dos seus negócios!

Por Jaqueline Costa

O planejamento tributário consiste na execução e construção de um plano tributário, visando atingir os objetivos da gestão tributária, mas com as características do planejamento, que busca, prioritariamente, identificar ações futuras antecipadamente, conseguindo prever os seus riscos e erros corrigindo-os e auferindo os melhores resultados.

Assim sendo, o planejamento tributário irá buscar formas de reduzir-se o pagamento de tributos preventivamente, buscando a maior economia possível dos pagamentos e da diminuição da carga tributária da empresa.

De uma forma mais próxima de nossa linguagem de negócios o planejamento tributário nada mais é que um meio de planejar de forma estratégica, mas, tendo o conhecimento das previsões legais de como sua empresa irá pagar seus tributos, conhecidos por espécies sendo alguns deles: impostos, contribuições, taxas entre outros. E também cumprir com as obrigações tributárias. Com este “instrumento” se torna possível visualizar estratégias para melhor cumprir com todas essas obrigações para atingir o maior objetivo dos negócios que é a lucratividade.

Percebemos, nas definições acima que o planejamento tem como maior intuito viabilizar os melhores meios para uma economia fiscal consciente e de ação totalmente licita, ou seja, correta, respeitando o devido cumprimento da lei. Podemos, até caracterizá-lo como uma ferramenta na qual seu objetivo é a manutenção das ações para direção da gestão administrativa no que corresponde aos índices da carga tributária da empresa. Mas, como toda ferramenta ela tem suas atribuições a serem sempre revisadas para que seu uso seja eficaz e resultante de soluções desejadas para que as transações do negócio não sejam afetadas de forma negativa.

No início das atividades as preocupações para um empreendedor são em diversas áreas e isso acaba impossibilitando visões muito amplas e claras sobre este assunto, e sabemos também a limitação de determinados conhecimentos desta área que exigem sem dúvidas o uso de técnicas para sua compreensão, pois, sabemos do tamanho da complexidade de nossa legislação tributária e suas constantes atualizações.

Portanto, recomendamos que um dos primeiros passos para o início de suas atividades é realizar um planejamento tributário onde os profissionais competentes deste ramo irão realizar inúmeros levantamentos e pesquisas através dos dados recolhidos sendo alguns deles: movimentações das operações de compras e vendas, faturamento, ramo de atuação, produto ou serviço ofertados entre outros que se façam necessários para consolidação das informações

a serem fornecidas pelo profissional que tem como meta intermediar a conquista de bons resultados nos negócios e consequentemente ajudar com as decisões administrativas.

O planejamento tem inúmeros benefícios, isso podemos dizer com toda a certeza e que ele proporcionará as melhorias nos resultados dos negócios e consequentemente levantará índices para tomadas de decisões de forma preventiva, para que seu negócio não seja alvo de escolhas equivocadas e despreparadas, e após seu início ocorra imprevistos indesejados ou até mesmo irreversíveis.

Esperamos que este artigo tenha aguçado um pouco mais suas dúvidas, pois, através delas geramos conhecimento.

Contamos com sua contribuição no comentário deste artigo!

Este artigo é de autoria própria de seu autor e quaisquer alterações sem expressa autorização serão consideradas plágio, sendo cabíveis punições previstas no art. 184 do Código Penal Brasileiro.

 

Ramo de Negócios agradece Jaqueline Costa pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

Leave a Reply