Estratégia Empresarial

Por Edison Miyada

A gestão estratégica de qualquer negócio é fruto de um processo que envolve diversas variáveis, temos que analisar diversos fatores do ambiente que afetam o negócio da empresa antes de tomar qualquer decisão sobre o plano de ação a ser levado a diante pelos gestores.

Estratégia vem sendo usada a anos como na batalhas que os generais têm por missão comandar exércitos e obter vitórias sobre os inimigos, como a grande Estratégia que é vista até hoje em grandes filmes como  o “CAVALO DE TRÓIA” foi uma Estratégia bem sucedida que marcou a história.

Na administração a Estratégia está intimamente relacionada com o aumento da competitividade no mercado de atuação da sua Empresa.

  • Penetração de mercado: a empresa busca maior atuação no mercado atual, pela transformação de clientes ocasionais em clientes regulares e de clientes regulares em usuários intensivos do produto;
  • Desenvolvimento de mercado:- a empresa busca avançar no mercado da concorrência, por meio da introdução de novos produtos ou novas marcas;
  • Desenvolvimento de produtos:- a empresa busca vender outros produtos aos mesmos clientes;
  • Diversificação:- a empresa busca entrar em novos mercadores com novos produtos, sendo a Estratégia mais arriscada.

O Administrador deve olhar a empresa como um todo e considerar, na formulação da estratégia, objetivos mais amplos, não podemos tomar como objetivo da empresa e como estratégia, o objetivo de uma área funcional específica.

Atualmente, a área financeira parece ter precedências sobre as demais na proporção em que o desempenho de uma empresa é medido em termos de lucratividade, rentabilidade, giro de ativos, retorno sobre o patrimônio e valor de mercado.

A visão da empresa de vários pontos deve ser analisada na elaboração de um plano de Estratégia, e um maior número de pessoas devem ser envolvidas para que e possa ter a formulação e implementação. O administrador é avaliado e julgado em função dos resultados obtidos. A elevada taxa de mudança e a rapidez das transformações fazem com que as coisas se tornem obsoletas rapidamente. A velocidade das mudanças nos obriga a tentar descortinar o futuro e portanto a planejar, prever e tentar antecipá-lo.

estrategia_um

Decisões importantes podem sempre demandar, para sua implementação, que se façam investimentos. Isso estava tradicionalmente voltado a estratégia de crescimento. Uma empresa pode crescer não só deixando de investir, mas até desinvestindo, ou seja, desfazendo-se de ativos.

Perspectiva da Estratégia Competitiva / Modelo de Organização Industrial.

Abordagem de fora para dentro (outside-in) meio externo era considerado o principal determinante das estratégias a serem selecionados pelas empresas.

Abordagem dos Recursos da Firma / RBV / Modelo de competência

Abordagem de dentro para fora (inside-out) a organização possui um conjunto de recursos e capacidades únicos que são a base para estratégia.

A teoria ou modelo mais conhecido dessa perspectiva é a do professor Michael Porter, o autor do modelo das cinco forças e nome com o qual muitas pessoas chegam a identificar o próprio mundo da estratégia. Essa maneira de estratégia é também conhecida como modelo de positioning posicioná-la adequadamente em seu ramo.

estrategia_dois

Os proponentes da visão baseada em recursos, RBV – resource Based View – dirão que a estratégia deve resultar dos recursos da empresa, transformados em competências centrais ou essências.

  • Identificar os recursos da empresa. Analisar seus pontos fortes e fracos em relação a concorrência.
  • Determinar as capacidades da empresa. O que ela faz melhor?
  • Determinar o potencial dos recursos das capacidades da empresa (obtenção de vantagem competitiva).
  • Identificar um setor atraente.
  • Selecionar a estratégia que possibilite à empresa a melhor utilização de seus recursos e capacidade em termos das oportunidades ambientais.

estrategia_tres

Estratégia de manter caixa forte à longo prazo, receber mais rápido do cliente do que se paga fornecedores.

http://br.wsj.com/articles/SB11221540578857593514204582266033384616626?tesla=y

Ainda sobre a HP, pode-se notar claramente essa estratégia. Veja esse video “HP CEO Meg Whitman on Integrity & Courage in Leadership”

A partir do minuto 40, Meg Whitman fala sobre working capital e criação de valor, alinhamento, net debt, net cash, etc

https://www.youtube.com/watch?v=gcvX-lNu1bM

estrategia_quatro

Visão Empresarial, a ideia de visão aplicada ao mundo da estratégia contempla, especialmente, a dimensão empreendedora da estratégia.

Ter uma visão significa ver, na realidade, algo que a maioria não vê. Está ligada ao que se deseja ver realizado em uma empresa. Isso implica não estar satisfeito, necessariamente, com o que a empresa é no momento atual, mas sim com o que desejaríamos que ela viesse a ser.

Missão Empresarial constituem o conjunto de ações e atitudes que uma empresa adota, a fim de realizar um visão. Enquanto a visão define o que a empresa quer para o seu futuro, onde ela quer chegar, a missão está relacionada à razão de existir da empresa.

Missão pode ter os seguintes componentes, ou uma combinação deles:-

  • Mercado consumidor;
  • Produto e serviço;
  • Domínio geográfico;
  • Tecnologia;
  • Preocupação com a sobrevivência;
  • Filosofia;
  • Conceito próprio;
  • Preocupação com imagem pública.

estrategia_cinco

Valores empresariais, diz-se que empresas bem sucedidas são as que têm valores fortemente sedimentados. Valores são costumes, posturas e ideias que direcionam o comportamento das pessoas. Por exemplo uma Empresa pode resumir na sua sigla de valores culturais, a sigla SEREU (Solidez, ética, Respeito, Empreendedorismo e União).

Valores marcam nossas ações exatamente porque possuem um apelo mais envolvente e captam nossas emoções, paixões, e nos entusiasman e motivam. Cabe observar que os valores estratégicos podem, ou não, estar alinhados aos valores culturais – quanto os valores estratégicos estão alinhados aos valores culturais o apelo para agir conforme a estratégia é maior. Quando isso não ocorre temos situações em que os valores estratégicos, muitas vezes divulgados publicamente, são totalmente divergente do cotidiano da empresa.

  • Ética e integridade determinam nossas ações: Somos honestos e íntegros.
  • Somos movidos por um sonho: Somos do tamanho do nosso sonho e por isso sonhamos grande. Seremos a melhor empresa do mundo em …………Acreditamos neste objetivo e trabalhamos para alcança-lo.
  • Pensamos e agimos como donos: Temos atitude de dono, assumimos desafios, tomamos decisões e nos responsabilizamos pelos resultados. Essa atitude nos levará a resultados excelentes e sustentáveis.
  • Temos orgulhos de nossa empresa e nossas marcas.
  • Os resultados impulsionam nosso crescimento:
  • Cuidamos dos nossos clientes: temos prazer em cuidar bem. Nosso relacionamento inspira confiança, agimos com respeito e atenção na busca por soluções rápidas e eficientes.
  • Trabalhamos com excelência: tem toda nossa cadeia, do atendimento inicial até a entrega do resultado, a excelência deve ser uma busca constante, com isso sustentando nosso negócio.
  • Queremos as melhores pessoas e lideramos pelo exemplo: Nossa gente faz a diferença. Nossos lideres devem contagiar e conduzir suas equipes com transparência, atitude positiva e meritocracia. Liderar é entender e direcionar pessoas e processos.

Temos Estratégias corporativas:

  • Diversificação, atuar em setores ou mercados diferentes.
  • Possibilidade de ter sinergia.
  • Possibilidade de melhorar a competitividade.

Estratégia de Diversificação:

estrategia_seis

Possibilidade de Sinergia

estrategia_sete

Possibilidade de melhorar competitividade.

estrategia_oito

estrategia_nove

“ Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa e sim por uma equipe”

 

Ramo de Negócios agradece Edison Miyada pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

Salvar

1 Comment

  1. Awesome blog, thanks for the useful information.

Leave a Reply