Modelo de Negócios de Cauda Longa

Por Roberto Lima

Caixa LeveModelo de Negócios de Cauda Longa são aqueles que tratam de vender menos de mais:

  • Oferta de grande número de produtos de nicho
  • Venda relativamente infrequente

Este modelo pode ser tão lucrativo quanto o tradicional. Uma espécie de troca dos best-sellers por uma quantidade maior de produtos de baixa venda!

Dois pontos importantes para o Modelo de Cauda Longa é o baixo custo para estoque e uma plataforma estruturada para disponibilizar conteúdo, segmentado para os compradores interessados, em pronta entrega.

O conceito Cauda Longa teve início com Chris Anderson, que usou o termo, para descrever a mudança do paradigma do mercado de mídia, onde a venda de um pequeno número de sucessos em grande quantidade foi substituída por itens segmentados de baixa tiragem. Segundo Anderson, a receita gerada por uma grande quantidade de venda infrequente é equivalente ou maior do que a produzida por pequenos produtos de sucesso.

Como aplicar o Modelo de Negócios de Cauda Longa?

Para entender o Modelo de Negócios de Cauda Longa vamos analisar uma empresa da Indústria Editorial. No Modelo antigo os escritores enviavam seu material para as editoras e eram constantemente rejeitados. Este modelo era constituído por um processo seleção onde os autores escolhidos, provavelmente, teriam uma grande quantidade de venda. Veja o exemplo abaixo:

modelo_cauda_um

A rejeição destes autores, menos promissores, era devido aos processos de edição, impressão e promoção. As editoras tinham interesse apenas em livros que seriam impressos em grandes quantidades!

O novo Modelo de Negócios consiste na edição de livros de autores que não tem uma alta perspectiva de vendas. A lulu.com é um exemplo de editora que radicalizou com este modelo de negócios, favorecendo escritores amadores e cult, dando condições de chegar ao mercado uma grande quantidade de livros. Veja o exemplo abaixo:

modelo_cauda_dois

O sucesso da lulu.com vem do grande número de autores que ela possui. Os milhares de autores que utilizam as ferramentas da lulu.com imprimem seus livros de acordo com pedidos prévios, sendo assim o fracasso de venda de algum título tem um custo irrelevante.

 

Verifique se o seu negócio tem relação com um Modelo de Negócios de Cauda Longa e comece a planejar o Modelo de Negócios de sua empresa!

Falarei em breve sobre as Plataformas Multilaterais! Até breve!

 

OSTERWALDER, A.;PIGNEUR, Y. Business model generation. Alta books, Rio de Janeiro. 2014. P. 66-75.

 

Ramo de Negócios agradece Roberto Lima pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Leave a Reply