Não deixe para começar o ano somente após o Carnaval

Por Alessandra Rodrigues

Ainda é comum ouvirmos por ai que no Brasil o ano só começa depois no Carnaval, infelizmente algumas empresas tomam essa afirmativa como verdade e começam a se movimentar só após as comemorações. Para as empresas e principalmente, para os micro empreendedores, é importante que o período pré carnaval seja sim utilizado para produzir.

Nos dois primeiros meses do ano existe um desaquecimento em alguns setores da economia, por diversos motivos, fechamento de relatórios do ano passado, fechamento fiscal, é também um período onde muitos gestores entram de férias e algumas decisões importantes não podem ser tomadas sem o devido conhecimento deles, entre vários outros motivos. Porem esses acontecimentos não devem servir como desculpas para levar tudo em marcha lenta.

Do começo de janeiro até o carnaval são quase dois meses do ano, não podemos desperdiçar esse tempo, ele é muito importante e pode fazer falta durante o decorrer do ano. Utilize esse período para se organizar financeiramente, para definir estratégias, planejamentos, metas, trabalhar a divulgação da sua marca e prospectar novos clientes, essa atitude te ajudará a estar mais preparado e a ter mais segurança quando as vendas começarem a subir e a sua produtividade atingir o pico.

Eu citei no inicio do texto que é um período importante principalmente para os micro empreendedores justamente por ser um período mais tranquilo para definir um planejamento estratégico eficiente e sair na frente dos concorrentes, aumentar seu Market Share e se firmar cada vez mais no ramo de negócios da sua empresa.

Em 2014, quando o carnaval aconteceu em março, pudemos identificar que algumas empresas sofreram um forte benefício, pois tiveram aumento nas suas vendas em Fevereiro, em relação ao mesmo período de anos anteriores onde sempre tinham quedas nas vendas. Ainda em fevereiro de 2014, segundo dados do SEBRAE-SP, as micro e pequenas empresas aumentaram suas vendas em 9,7%, ou seja, existe um mercado consumidor pronto e disposto a consumir, e as micro empresas precisam se preparar para atende-los.

Não podemos pensar que todos estarão levando suas atividades em ritmo desacelerado, pensando dessa maneira você ficará aquém dos seus concorrentes, pois um bom estrategista sabe que tempo é ouro e que aproveitar esses dois meses de inicio de ano, para se organizar e se preparar para o que vem pós carnaval é fundamental, pois como dizem: a melhor onda é de quem chega primeiro na praia.

 

Ramo de Negócios agradece Alessandra Rodrigues pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

Leave a Reply