O que é Marketing Digital?

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos. O marketing digital engloba a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição eletrônicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

O marketing digital traduz-se em ações de Marketing (Estratégicas, Econômicas e Operacionais) adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing direto e em simultâneo potenciar os efeitos do marketing tradicional. Na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais, meios e ferramentas digitais.

Caixa Leve

Segundo Cruz Gabriel, o termo “marketing digital” não existe, o que existe é o marketing aplicado ao meio digital. Um exemplo de sucesso é o Facebook que conquistou rapidamente o público, em pouco tempo ultrapassou os concorrentes, a chave foi a simplicidade, a rapidez de execução e a liberdade que o usuário tem ao manusear as suas funções. O uso da rede fez tanto sucesso, que as empresas passaram a investir na criação de um ambiente de comunicação com o cliente, permitindo que as empresas tenham uma página de negócios por meio das Fan Pages.

O e-marketing ou marketing eletrônico baseia-se na utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de criação, comunicação e fornecimento de valor aos clientes, e na gestão das relações com os clientes, de modo a beneficiar a organização e os seus stakeholders (públicos-alvo).

Vamos ver quais são os principais tipos de marketing digital:

Buscadores

Existem duas formas de usar essa mídia, através de SEO e Links Patrocinados.

O SEO são técnicas e estratégias para que seu site apareça nas páginas dos buscadores sem que você precise pagar a eles por isso.

Nos Links Patrocinados, você paga ao buscador para que seu anúncio apareça na primeira página quando buscarem pelo produto ou serviço que você vende.

Um bom exemplo deste tipo de marketing digital é o Google!

Redes Sociais

As redes sociais são importantíssimas em qualquer estratégia online, pois com elas você pode criar sua “mídia própria” diminuindo sensivelmente o investimento em publicidade e aumentando o relacionamento com seus clientes.

Grande parte do futuro das ações de marketing envolve o uso de mídias próprias em campanhas de cunho viral.

O Facebook é sem dúvida a rede social de maior alcance, porém existem outras grandes redes sociais como Twitter, Pinterest, LinkedIn e YouTube.

E-mail Marketing

O Mailing é o principal veículo de comunicação de uma empresa com seu público. Segmentando seu Mailing você tem a possibilidade de enviar suas promoções e novidades com rapidez e precisão!

Comparadores de Preços

Aqui já entramos em canais de mídia que são totalmente pagos.

Os comparadores de preço são uma mídia digital quase que exclusiva para lojas virtuais.

Essa mídia tem como objetivo aumentar as vendas dos varejistas, mas é importante tomar cuidado, pois você só vende por esse canal se você tiver um preço menor.

O problema todo é que se você abaixar demais o preço e precisar de muitos cliques para vender (esses sites cobram por clique) a sua margem de lucro pode ser muito baixa ou até mesmo negativa.

Blog

Ferramenta de divulgação e propagação de conteúdo que uma empresa deve ter!

Blog também é o inicio de qualquer estratégia que envolva a otimização de mídias próprias.

Junte blog com SEO, redes sociais e e-mail marketing, e você terá um “combo” de mídias próprias muito fortes e, sabendo trabalhar, pode ser o suficiente para seu negócio começar a crescer.

 

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

Salvar

Leave a Reply