Planos de Marketing bem sucedidos são Flexíveis!

Você não deve colocar o seu “lápis para baixo” quando terminar de escrever o seu plano de marketing anual. Seu plano de marketing não está terminado até o término do ano, quando você tem que começar a escrever tudo de novo!

Seu plano deve permanecer flexível. Você não pode prever o que vai ocorrer ao longo de um período de 12 meses, então você não pode ter certeza de que o plano que você escreveu será eficaz durante todo o ano.

Veja o que pode acontecer em uma semana, e prepare-se para o resto do ano!

Você tem que estar pronto, disposto e capaz de responder a:

Nova atividade competitiva não planejada: Seus concorrentes podem ter puxado um truque da manga, que exige uma resposta rápida ou uma mudança em seus planos.

Evoluindo atitudes e comportamentos de clientes: Algo pode ter mudado na visão de seus clientes sobre seu negócio e como eles estão agindo, o que poderia fazer você repensar alguns de seus planos.

Flutuações de mercado: Vamos enfrentá-lo, praticamente todas as categorias são dinâmicas, e não há maneira de prever todos os fluxos e refluxos. Você pode precisar alterar o seu tempo.

Caixa LeveRealização de vendas: Como você acompanha o seu desempenho de vendas em paralelo com sua previsão, você pode querer mudar seus planos para reorientar os seus esforços.

Lembre-se que nem todas as mudanças são ruins. Na verdade, quando se trata de planejamento de marketing, a mudança é realmente um bom negócio. É uma coisa boa ser flexível e ágil, ter o pulso do que está acontecendo com o seu negócio e estar pronto para responder a ele.

Mudar é bom, e o mundo digital pode ajudá-lo.

Manter-se ativo on-line pode ajudá-lo a acompanhar o que está acontecendo não só em sua indústria com os seus concorrentes, mas também no contexto de todo o mundo como ele afeta seus clientes. A mídia social pode ser um ingrediente-chave para o seu sucesso.

Ao ficar em sintonia com o que está acontecendo on-line, você pode descobrir maneiras de chegar aos seus clientes em tempo real. Você pode ver algo acontecendo na cultura pop ou na notícia que merece a sua participação, mostrando aos seus clientes que você está presente em suas vidas. Você pode ver um desenvolvimento em seu setor que merece o seu ponto de vista, demonstrando sua liderança.

É por isso que você também tem que acompanhar como os seus clientes reagem aos seus programas. Temos visto muitas marcas que têm de mudar seus programas de marketing só porque eles calcularam mal como seus clientes iriam reagir a eles. A mídia social dá ao nosso público uma voz instantâneas e você tem que ouvir e responder quando eles falam.

Enquanto você não pode planejar completamente qualquer uma dessa atividade, você pode planejar ser flexível em sua abordagem em seu plano de marketing. Você pode mapear cenários que “você acha” que poderia acontecer ao longo do ano que iria alterar o seu plano. Crie sub-planos que você pode ativar a qualquer momento.

Isso irá mantê-lo um passo à frente durante todo o ano.

 

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

Salvar

Salvar

Salvar

Leave a Reply