Por que comentar sua experiência no hotel?

Por Eliana Yonamine

“Ao chegar ao hotel, um caloroso bom dia soa de um sorriso do mensageiro que gentilmente abre a porta do meu taxi – Seja bem vinda ao hotel… Sra., posso ajuda-la com sua mala? – Acompanhada por esse jovem rapaz até o balcão do check in, novamente um belo sorriso da atendente – Seja bem vinda ao hotel …, como posso ajuda-la? – Ao informar a reserva em meu nome, a atendente prontamente me entregou uma ficha já preenchida com meus dados, aqueles mesmos o qual informara no ato de minha reserva. “Puxa, é só assinar!”, pensei. Finalizando o processo de check in, o jovem rapaz me aguardava para conduzir me ao meu apartamento. Chegando ao meu quarto o mesmo fez uma breve apresentação da funcionalidade e de demais serviços do hotel. O apartamento estava conforme reservado e a limpeza impecável, com um toque feminino, “ah que detalhe” pensei, equipamentos todos funcionando, garçons gentis, camareiras atenciosas, um café da manhã farto e reforçado e foi assim até o final da minha hospedagem”

Você tem o hábito em avaliar os serviços no guest comments do hotel ou compartilhar sua experiência na TripAdvisor ao término de sua hospedagem? Costuma ler as avaliações deixadas por hóspedes em sites de reservas?

Quando buscamos no Google hotéis de um determinado lugar, a TripAdvisor aparece sempre entres os 5 primeiros sites de hotéis. E quando clicamos nela então? São inúmeras opções de hotéis de diferentes categorias que atendem a todo tipo de hóspede. Mas qual escolher? Facilities, custo x benefícios ou localização? E as avaliações deixadas por hóspedes que já tiveram suas experiências e compartilham com outras pessoas? Na TripAdvisor não são especialistas ou críticos de turismo que influenciam na decisão de compra dos hóspedes, são pessoas como nós, que relatam suas experiências.

Para os viajantes, as avaliações deixadas nos sites de reservas facilitam na escolha do hotel, mas para os hotéis esses mesmos comentários representam um grande peso. A experiência dos hóspedes compartilhadas em avaliações nesses sites, ranqueiam os hotéis, premiando-os, fazendo com que ganhem grande visibilidade no momento da escolha de seu hotel pelos seus hóspedes, mas o mais importante, os hotéis percebem que em cada comentário é possível identificar pontos de melhoria em uma critica ou seus diferenciais em um elogio. Os hotéis acompanham constantemente as avaliações os quais são respondidos, geralmente por um gestor de hospedagem/serviços ou mesmo o gerente geral.

Sabemos que os clientes estão cada dia mais exigentes e ao mesmo tempo há muitas empresas fazendo as mesmas coisas no mercado, com produtos e serviços muito parecidos. Diante a uma crise que bombardeia-nos o tempo todo, a uma concorrência acirrada e a uma pressão na entrega dos resultados, a diferenciação tem sido um dos temas mais relevantes.

Você como hóspede pode contribuir grandiosamente para o sucesso daquele que te proporcionará uma experiência, daquele que depositará grandes esforços para a excelência em servir-te.

 

Ramo de Negócios agradece Eliana Yonamine pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

Leave a Reply