Potencializando as Competências Pessoais

Por Luana Lopes

Hoje, ocorrem constantes mudanças nas organizações devido a um estreitamento cada vez maior nas relações das empresas com o ambiente externo, exigindo que o profissional se adapte rapidamente a um novo ambiente implantado.

Para que o profissional consiga se tornar competitivo nessas mudanças, é necessário que por meio de suas competências comportamentais e conhecimentos, possa agregar valor nas suas atitudes e ideias.

As organizações e as pessoas se tornam competitivas quando a empresa possui profissionais inovadores que melhoram os processos organizacionais nesse mercado globalizado e de constantes mudanças.

O destaque do profissional ocorre quando ele consegue se tornar “único”, no momento em que determinadas competências comportamentais e conhecimentos o tornam insubstituíveis em seus atos e ideias. Isso exige liderança intelectual para fazer previsões e conhecer profundamente os mecanismos que impulsionam a carreira no futuro.

Por vezes, para trilhar esse caminho de mudanças, é necessário desaprender e abandonar crenças do passado para poder descobrir o futuro. O que nos conclui que já não é mais importante copiar os processos administrativos dos antigos profissionais com o objetivo de aprender a melhor maneira de se atuar e sim, inovar.

O profissional que deseja ser competitivo durante a sua carreira precisa criar e dominar as oportunidades emergentes, lutando pela posse dos novos espaços competitivos que surgem.

Algumas vezes, nos deparamos com situações que apresentam algum tipo de dificuldade de se encontrar a resposta, o mais importante é seguir o instinto para se chegar naquilo que se acredita ser a melhor ação, afinal, as pessoas gostam daqueles que tem opinião.

Você pode examinar todos os lados de um problema e ainda assim não ter a resposta, porque quase tudo na vida ocorre ao acaso e nos negócios, isso é muito pior. Talvez você tenha ótimos instintos, mas, se ignorá-los, poderá deixar passar a oportunidade de apresentar as suas competências e tendo medo de se expor, nada irá acontecer.

Faça acontecer, inove, apresente as suas ideias e suas ações, atualize seus conhecimentos e deixe fluir as suas melhores competências e assim poderá exercitá-las, se aperfeiçoando e mantendo-se competitivo.

Deixe a sua estrela brilhar!
Tudo se baseia na coragem !

 

Ramo de Negócios agradece Luana Lopes pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

Leave a Reply