Reflexão de Final de Ano – Como fazer melhor ano que vem?

Por Alessandra Rodrigues

Final de ano é sempre um período de muita reflexão, pois geralmente é quando paramos para analisar tudo o que aconteceu durante o ano que se passou, esse momento é muito importante para concluir planos, estabelecer novas metas e considerar novas possibilidades.

Quando nos permitimos vivenciar novas possibilidades, novas oportunidades começam a surgir, e é sempre o que queremos para um novo ano, que ele seja repleto de novas oportunidades, mas essa mudança começa por você…que tal tirar aquele projeto da gaveta? Ou quem sabe uma mudança nos planos para a sua carreira?

O espírito de natal existe e ele nos convida a confraternizar, um dos significados da palavra confraternizar é: comungar com os pontos de vista, as convicções ou o estado de espírito de outrem, ou seja, é se reunir com aquelas pessoas que compartilham dos mesmos princípios, crenças e interesses que você, sejam eles quais for.

Existem tipos diferentes de confraternizações, tem aquela onde nos reunimos com familiares, aquelas onde nos reunimos com os amigos, e tem as confraternizações da empresa. Essa última merece uma atenção especial, é importante que você participe das confraternizações da empresa, mas tenha em mente que o objetivo é criar laços entre os membros da equipe, com o intuito de que as pessoas ajudem mais umas as outras, resultando consequentemente em um aumento da produtividade. É uma boa época para estreitar relações com os colegas de trabalho e desenvolver networking, por isso a postura durante essas comemorações são importantes, por mais que o ambiente se torne descontraído é fundamental que o profissionalismo atue mesmo nessas horas. Lembre-se, você cria o seu marketing pessoal, e ele pode te ajudar ou te prejudicar ao longo da sua carreira.

A reflexão e principalmente a consciência, são cruciais para que possamos dar vida ao espírito de natal e para que possamos confraternizar em paz, seja na vida pessoal, social ou profissional, sem isso serão apenas palavras e festas sem sentido. Não adianta se reunir com os colegas de trabalho pra confraternizar se não tiver a consciência de aproveitar aquele momento para melhorar a interação social e criar um ambiente mais harmonioso. A mudança começa com a gente, se você deseja um ano de 2017 melhor, comece a operar as mudanças positivamente agora!

Pois como Albert Einstein disse “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.” …então se durante a sua reflexão você identificou que as coisas não estão da melhor maneira, mude, mas se foi um bom ano pra você, melhore. Sempre podemos melhorar, pois nos foi concedido o poder de aprender e obter conhecimento. Quem busca por melhoras ou não almeja mudanças, estará fadado a mediocridade ou ao fracasso.

Sabemos que esse ano foi um ano bem atípico, o cenário mundial, econômico e político não foi favorável, batemos recordes de desemprego e entramos em recessão econômica, mas em contra ponto não podemos esquecer que são nos cenários de crise onde mais inovamos e ousamos.

Mediante essa realidade te convidamos, no seu período de reflexão, não deixe que suas conclusões se tornem apenas pensamentos, anote tudo, coloque em um papel tudo aquilo que te aconteceu de positivo, tudo aquilo que te aconteceu de negativo, quais foram as suas perdas, quais foram as suas superações e principalmente, em uma folha especial anote quais são os seus objetivos para o ano que irá entrar, o que você deseja conquistar e que tipo de pessoa você deseja ser, guarde esse papel, você não precisará dele para se lembrar por que o seu consciente já está trabalhando nas mudanças que você deseja. Ao final do próximo ano quando você estiver no mesmo processo de reflexão, leia esse papel, você irá perceber o quanto você foi capaz de realizar.

As pessoas não possuem o habito de planejar através de anotações, e por isso as vezes é difícil de identificar o quanto você evoluiu, mas quando você utiliza esse método, e quando você vê essas conquistas, você percebe a sua capacidade, isso te proporciona motivação e afeta a tua autoestima, e esses são estados que te fazem ir além.

Desejamos um 2017 cheio de paz, harmonia, novos projetos e 365 novas oportunidades!

 

Ramo de Negócios agradece Alessandra Rodrigues pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

Leave a Reply