Resiliência – Característica Fundamental para Profissionais e Empreendedores

Por Alessandra Rodrigues

A palavra resiliência é oriunda do latim resiliens que significa “voltar atrás”, ela teve sua origem na física, quando em 1807 o cientista inglês Thomaz Young fazia estudos sobre os materiais e sua capacidade de resistência, ele observou que certos materiais possuíam a capacidade de voltar ao seu estado natural mesmo após ter sido submetido a um esforço. Para exemplificar podemos citar a vara de salto em altura, a vara se curva ao acumular energia, projeto o atleta sobre um obstáculo e depois retorna ao seu estado normal, não sofre deformação permanente, e assim foi conceituado o termo resiliência.

Na atualidade a ciência humana adotou a palavra resiliência para classificar pessoas que passam traumas, dificuldades, obstáculos, são submetidas a situações de estresse, mas que permanecem emocionalmente equilibradas.

Na área de administração a resiliência está associada aos processos de gestão de mudança, pois diferente dos materiais que voltam ao seu estado natural após ser submetidos ao acumulo de energia, eu acredito que as pessoas mudam mediante as situações difíceis, se tornam mais maduras, mais firmes, mais fortes, mais seguras e mais preparadas.

Há tempos a competência técnica deixou de ser fator decisivo para se obter sucesso profissional, no século XXI para se destacar o profissional precisa apresentar competências comportamentais aceitáveis, como bom relacionamento interpessoal, inteligência emocional e resiliência, e cada vez mais as empresas buscam por esse tipo de profissional.

São nos períodos de crise ou de extrema dificuldade que a resiliência se torna mais notável e aflora em algumas pessoas. Em uma situação onde determinada empresa precisa diminuir custos e com isso opta em reduzir seu quadro de funcionários, é necessário muita resiliência, por parte dos líderes em saber tomar boas decisões, por parte dos funcionários para manter o clima no ambiente de trabalho mediante as demissões, e para aquele que foi desligado, que terá duas opções: se lamentar pelo desligamento, ou se reinventar e ir atrás de outras oportunidades.

“Quando há uma tormenta os passarinhos se escondem, as águias, voam mais alto.”   Indira Gandhi

Dizem que o empreendedor anda de mãos dadas com a resiliência, pois para ele essa realidade não é diferente. Quando falamos em uma pessoa empreendedora logo imaginamos uma pessoa de sucesso, inspirada, motivada pelos seus ideais, um visionário, e realmente essas pessoas são assim, porem muitos se esquecem que para atingir o sucesso o empreendedor passou por diversas provações, errou, acertou, fracassou, tentou, recomeçou, adquiriu experiência e conquistou os seus objetivos, que ele não teria conseguido se não tivesse resiliência.

Um grande exemplo de resiliência que podemos citar é do empresário Chris Gardner, que teve sua história de vida retratada no filme “À procura da felicidade”, ele foi de sem-teto a milionário, mas para obter o tão desejado sucesso ele passou por diversas dificuldades, com seu filho de dois anos ele chegou a dormir em abrigos, em praças e até em banheiro público, mas nunca desistiu dos seus objetivos. Atualmente, depois de ganhar milhões de dólares e obter sucesso como financista ele decidiu se reinventar, se tornando autor de livros e especialista em palestras motivacionais, viaja pelo mundo se apresentando em auditórios lotados, e além disso patrocina instituições que ajudam os sem-teto e o combate a violência contra a mulher.

A resiliência é a capacidade que um pessoa tem de resistir, aprender, melhorar, crescer, superar, e se fortalecer mediante a todas as adversidades da vida, seja ela no âmbito pessoal, profissional ou social. É uma habilidade que pode ser desenvolvida e praticada através de uma mudança que estão chamando de “mindset”, onde você muda o seu estilo de pensar, você muda o seu modelo mental. Mediante a um problema você pode se lamentar ou agradecer por ter aprendido com aquela dificuldade, a escolha é sua.

Na vida todos nós passamos por dificuldades e em algum momento tivemos que nos reerguer, partindo dessa premissa podemos declarar que todos nós possuímos resiliência, e sim, nós possuímos. Porem a resiliência precisa ser trabalhada, para que você possa enfrentar as dificuldades com equilíbrio emocional e ter respostas rápidas mediantes as adversidades.

É importante mudar o pensamento, não se deixar cair e sim se permitir levantar, é ter em mente que o seu problema não é maior ou mais importante do que o de outras pessoas, que você não é vítima do mundo, e que na verdade ninguém está muito interessado em saber dos seus problemas por que problema todo mundo tem, mas todos querem saber como você fez para superar os seus problemas. Por que ninguém irá se lembrar quantas vezes você caiu, irão se lembrar quantas vezes você se levantou, se manteve forte e serviu de inspiração para que outras pessoas fizessem o mesmo. Na vida erros, acertos e recomeços nos fazem adquirir disciplina e nos mostram o nosso verdadeiro poder de superação, é isso que te conduz até o sucesso, isso é RESILIÊNCIA.

Agora que você já sabe o que é resiliência e sabe que é uma habilidade que pode ser adquirida e praticada, reflita e se pergunte: Mediante as dificuldades, você irá se lamentar, ou irá se superar?

A escolha é sua!

 

Ramo de Negócios agradece Alessandra Rodrigues pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

1 Comment

  1. Luana says: Reply

    Vamos nos superar 🙂

Leave a Reply