Secretária – Idiomas ou Pós-Graduação ?

Por Luana Lopes

Várias secretárias, após concluírem a graduação, procuram por mim nos eventos em busca de saberem se vale a pena investir no estudo de idiomas ou da pós-graduação.

Minhas pesquisas em gestão do conhecimento indicam que se quiserem sucesso profissional, precisam ter consciência das principais competências que possuem e que alavancam a carreira.

Dessa maneira, será possível avaliar o tempo e dinheiro que podem disponibilizar para prosseguir na evolução do conhecimento.

Tendo tempo e dinheiro disponibilizados, é interessante fazer os dois !

Os dois serão formidáveis para a evolução profissional, mas, se existir necessidade de definição, importante identificar em qual momento de vida está inserida a escolha.

Tendo pouco dinheiro e pouco tempo para demandar por dia nos estudos, indico focar nos estudos dos idiomas que é algo que demora anos para aprender, então, o quanto antes começar e não parar de estudar terá mais chance de ter sucesso na assimilação dos idiomas.

Comum os bons cursos de pós-graduação exigirem maior tempo de estudo diário e maior disponibilidade financeira do que os cursos de idiomas e por isso, para decidir se vai focar nos idiomas ou na pós-graduação ou fazer ambos é ter a consciência do que satisfaz no momento da vida.

Secretárias, incluindo todas as outras nomenclaturas da profissão que não tem formação secretarial, indico pós-graduação em assessoria executiva, pois, tem algumas lacunas de conhecimento que ficaram sem serem preenchidas na graduação para a plena atuação secretarial e que encontrará na pós-graduação o preenchimento delas, em secretariado temos técnicas secretariais, administração empresarial e suas ramificações, informática e suas ramificações e idiomas, no meu caso que cursei Automação de Escritórios e Secretariado na FATEC SP incluiu o estudo dos idiomas português, inglês, espanhol, alemão e francês e nesse caso, indico também um curso técnico a distância para que se obtenha o registro da profissão na SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) que cada vez mais será exigido no mercado de serviços secretariais.

Para aquelas que já tem a formação secretarial e por conclusão o registro profissional na SRTE, uma pós-graduação focada nas melhores competências que possuem para alavancar a carreira é a melhor opção. Além de dar a opção de direcionar para outras profissões se desejarem mudar futuramente.

Unem se com as grandes secretárias em eventos da profissão e fiquem por dentro de todas as novidades que o Portal da Secretária promove para alavancar o conhecimento e networking de qualidade para que mantenha o sucesso profissional.

 

Este artigo é de autoria própria de seu autor e quaisquer alterações sem expressa autorização serão consideradas plágio, sendo cabíveis punições previstas no art. 184 do Código Penal Brasileiro.

 

Ramo de Negócios agradece Luana Lopes pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

2 Comment

  1. DIEGO ARISTIDES FELIX DE OLIVEIRA says: Reply

    Adorei. Contribuiu para ampliar meus conhecimentos na área.

  2. patriciara frasao says: Reply

    Nossa amei a matéria!!!!

Leave a Reply