Secretária x Idade da Chefia

Por Luana Lopes

Para melhor adaptação da secretária ao perfil do líder é necessário entender sobre a geração da liderança e assim, traçar a visão que o chefe possui da secretária para que sejamos mais assertivas em suas ações, pois, muitas vezes podem atuar de maneira divergente da que a chefia define como sendo adequada para uma secretária.

Vejamos a história da evolução do secretariado, destaquei as mudanças por décadas, porém, devo ressaltar que todas as mudanças históricas passam por um período de transição, alinhei as mudanças na profissão com as gerações dos líderes, podemos reconhecer no mercado a grande parcela de chefes da Geração X e uma menor de Baby Boomers e Geração Y.

O papel da secretária alterou durante os anos, nos anos 50, a secretária limitava-se a executar algumas das técnicas secretariais como taquigrafia, datilografia, serviços de arquivo, atendimento telefônico e anotação de recados, tempo em que os chefes da Geração Baby Boomers nasceram. Nos anos 60, com o início do treinamento gerencial, as secretárias tiveram mudanças no perfil dos administradores e executivos, continuou a ter um papel de simples auxiliar, sendo, símbolo de status na empresa brasileira. Já nos anos 70, mudanças significativas começaram a acontecer na profissão, a secretária passou a ser vista como um membro ativo na gerência, participando de programas de desenvolvimento mais elaborados. No final da década de 70, vimos a secretária com uma atuação mais dinâmica e ampla, aumentando o prestígio nas organizações. Anos 80, a administração participativa ajudou na ação conjunta do executivo e da secretária, começa a divulgação e o treinamento de executivos e secretárias para uma atuação em parceria. Anos 90 e até o momento, exige-se profissionais de perfil empresarial, pessoas polivalentes, atualizadas, produtoras de lucros e resultados.

Os Baby Boomers são os que viveram os movimentos estudantis, os Beatles, as ditaduras na América Latina e a luta contra poderes tiranos, a Guerra do Vietnã, o movimento hippie, a tropicália no Brasil e viram a chegada do homem à lua em 1969. Costumam ser workaholics e valorizam títulos, status e crescimento profissional, o estilo de vida é baseado no consumismo, em conquistas materiais ou que representam algum tipo de poder. Esses focam na compra do carro zero fabricado no mesmo ano da compra e costumam pensar que se o funcionário não está se “mexendo”, não está “produzindo”.

A Geração X composta por pessoas que vivem atualmente com 30 ou 40 anos, podem ser consideradas céticas com relação à política, como decorrência da repressão que viveram e da frustração da geração anterior. Gostam de alguma informalidade no trabalho, porém são mais desprovidos materialmente que os Baby Boomers, pois, visam melhor qualidade de vida e um maior equilíbrio, apreciam as atividades esportivas, os aspectos de saúde e de lazer. Estas pessoas não cogitam permanecer por 20 ou 30 anos em uma mesma organização. Costumam não se incomodar se o funcionário chegou ao trabalho com alguns minutos de atraso, o que importa é que o funcionário chegou bem.

A Geração Y é composta pelos jovens online, os amantes da tecnologia, da Internet, dos celulares. São multitarefas com elevada preocupação com o meio ambiente, com a diversidade e causas sociais, embora dedicados ao trabalho, estão mais preocupados com suas vidas pessoais que as outras gerações, pensam de maneira imediatista e informal.

Os chefes da Geração Baby Boomers, costumam ver a secretária do modo dos anos 50 e 60, já os da Geração X e Y, costumam acreditar na secretária com o perfil composto das mudanças dos anos 70,80 e 90.

Identificar e aceitar esses diferentes tipos de pensamentos da chefia por motivo de geração irá auxiliar a secretária a se adaptar ao perfil do gestor em todos os momentos e assim, manterem a carreira ativa no mercado de trabalho.

O caminho para a felicidade no Brasil

 

Ramo de Negócios agradece Luana Lopes pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

Leave a Reply