Vendas no Mercado de Marketing Multinível x Mercado Tradicional: Entenda as semelhanças e diferenças

Por Talita Castro

Após 7 anos dedicados à área de Recursos Humanos, decidi colocar em prática um desejo antigo: atuar na indústria da beleza.

O discurso dos principais players da indústria de cosméticos sempre ressaltou a inabalável estabilidade na economia deste mercado, porém em 2015 com a primeira queda nas vendas em mais de 20 anos este precisou ser reformulado. A indústria fechou o ano com queda de 6% no faturamento.

Para muitos neste cenário econômico o correto ou mais seguro seria focar minhas energias na busca de recolocação na minha área, porém estava insatisfeita com as exigências impostas pelas vagas oferecidas, que faziam com que pessoas em desenvolvimento perdessem grandes chances por não se encaixarem nos “perfis” desejados.

Neste momento pensei em um caminho alternativo, o de vendas diretas, e através do convite de um colega passei a trabalhar como consultora de vendas Hinode, uma empresa brasileira de marketing multinível (MMN).

Segundo a Endeavor, MMN é uma rede de distribuidores de um produto ou serviço, onde cada distribuidor poderá recrutar novos distribuidores. Além do lucro pela revenda, há bônus por alcance de resultados pré-definidos e pela formação de equipes. Encontrei então uma excelente oportunidade para oferecer os produtos que uso e gosto, e também exercer as atividades de R.H. que mais me encantam: ajudar pessoas a se sentirem mais motivadas e felizes através da promoção do bem-estar, da oportunidade de trabalho e das parcerias com outros mercados em diversas áreas (estudos, serviços, saúde, e outros).

Uma das atividades mais desafiadoras da minha nova carreira é a formação de equipes. Ainda existe preconceito com relação às empresas de vendas diretas no Brasil, ainda que o crescimento seja notável (de acordo com o levantamento realizado pela ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, o MMN vem crescendo a uma média de 18% ao ano). Muitos acreditam que trata-se de “oportunismo” de companhias sobre as pessoas menos esclarecidas, que entram no negócio buscando enriquecimento rápido e sem grandes esforços. Por este motivo, é importante listar algumas semelhanças e diferenças entre as estratégias das empresas do mercado tradicional e de marketing multinível:

Seguranças e Incertezas no mercado tradicional e em MMN:

O mercado tradicional ainda reflete maior “segurança” no que diz respeito ao modelo de trabalho, sendo regido pela CLT e garantindo todos os direitos trabalhistas, mas também há a incerteza do tempo em que estará empregado, e em quais condições (clima, infraestrutura e benefícios).

No marketing multinível há a inversão: caberá a você o sucesso ou insucesso de seu negócio, bem como quando irá cessar suas atividades, isso reflete maior segurança em seu projeto de trabalho, que não será interrompido por decisão de terceiros. A incerteza serão os seus ganhos, não há pagamentos fixos ou benefícios, e os ganhos estão diretamente relacionados aos seus esforços e de sua equipe.

O temor de ser enganado: pirâmide financeira x expectativas no emprego

A pirâmide financeira é um termo que classifica uma atividade ilegal, e vem sendo erroneamente utilizado para desqualificar as empresas de marketing multinível. Nas atividades de pirâmide financeira não há vendas de produtos ou serviços, há investimentos em dinheiro (deve-se pagar para entrar no negócio, e este pagamento financia os recebimentos do grupo já existente). Quando não há novos investidores a atividade entra em colapso, e todos perdem. Esta associação equivocada à pirâmide financeira é uma das justificativas mais usadas para recusar uma oportunidade no marketing multinível.

Já no mercado tradicional podemos considerar que as expectativas muitas vezes não são equivalentes à realidade no mercado de trabalho. Muitos ingressam em uma empresa e em poucos meses já esperam reconhecimento, se qualificam através de coaching e cursos e acreditam que a empresa deve recompensá-los por isso, porém o desenvolvimento de skills profissionais faz parte da construção da carreira, e para dar o próximo passo além de estar preparado é necessário existir a posição, oportunidade ou recurso financeiro, o que pode gerar frustração.

Importância para a economia:

Ambas atividades são essenciais para a economia, geram renda e moldam as estruturas de mercado de acordo com as necessidades, hábitos, desejos e vontades dos consumidores. As atividades tradicionais e de vendas diretas se complementam em alguns pontos, principalmente na forma de relacionamento entre empresa e cliente final (no marketing multinível temos a venda consultiva, mais personalizada, tendo como base o relacionamento e maior interação com o cliente, porém a venda tradicional em lojas físicas e virtuais também é um modelo muito procurado e de extrema importância).

Vale ressaltar que um bom vendedor poderá ter bons resultados em quaisquer modelos de vendas, desde que tenha resiliência, seja persuasivo e busque qualificação. E ninguém nasce vendedor, é uma habilidade que se conquista com o tempo, existem aquelas pessoas que chamamos de “vendedores natos” pois colocam muita energia na negociação, porém é uma habilidade que pode ser desenvolvida assim como qualquer outra.

Por fim, é importante repensar sobre os nossos modelos mentais e como eles interferem na nossa carreira, fazendo com que percamos grandes oportunidades por conta de pré-julgamentos. Ao receber uma oportunidade em vendas pesquise, analise, busque referências, para então tomar a decisão de uma maneira mais assertiva.

 

Ramo de Negócios agradece Talita Castro pela colaboração!

Dúvidas ou Sugestão para seu Ramo de Negócios? Entre em contato!

contato@ramodenegocios.com

2 Comment

  1. Samuel Santos says: Reply

    Parabéns Talita Castro, perfeita sua avaliação do mercado de vendas diretas. Para mim é um orgulho ter você na minha equipe, uma profissional dedicada e competente.
    Sucesso Talita.

  2. Ana says: Reply

    Excelente explanação sobre a diferença e importância de ambos. Mas é notável que pelo MMN é muito mais provável de se conseguir a tão sonhada liberdade financeira.

Leave a Reply